SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1O sistema educativo cabo-verdiano nas suas coordenadas socio-históricasO ensino escolar que disciplina e normaliza: Luiz Antonio dos Santos Lima e as medidas de correção contidas em Hygiene Mental e Educação (1927) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

VALENTIM, Renata Patricia Forain de; PEREIRA, Bárbara Albuquerque  e  LEITE, Rafael Felipe Pires. A Psicologia nos programas da Escola Normal do Distrito Federal e sua adesão aos projetos eugênicos e higiênicos da Primeira República brasileira. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.1, pp.133-154. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i1.646.pt.

Nas transformações da sociedade brasileira entre o final do século XIX e início do XX, a Psicologia é apresentada pela Educação como uma base científica que subsidiaria a medição das funções cognitivas e a formação de professores para serem agentes do progresso social. A proposta deste estudo é analisar a presença da Psicologia nos programas da Escola Normal do Distrito Federal e também os termos e limites de sua adesão aos projetos eugênicos e higiênicos difundidos na primeira fase republicana brasileira. Na interpretação dos dados, foi utilizada a categoria bakhtiniana de dialogicidade, com base na qual identificamos que os programas estabelecem diálogos de ruptura com o discurso verticalizado da monarquia, porém, paradoxalmente, de apoio ao estabelecimento de novas formas de subordinação social.

Palavras-chave : Programas de Ensino; Escola Normal do Distrito Federal; Higienismo; Eugenia; Dialogia.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf )