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Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

MENEZES, Antônio Basílio Novaes Thomaz de  e  SILVA, Juliana da Rocha e. O ensino escolar que disciplina e normaliza: Luiz Antonio dos Santos Lima e as medidas de correção contidas em Hygiene Mental e Educação (1927). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.1, pp.155-180. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i1.653.pt.

O tema do texto é o pensamento médico-educacional de Luiz Antonio dos Santos Lima (1890-1961) defendido em sua tese de doutoramento Hygiene Mental e Educação em 1927. Analisa-se sua concepção de ensino sob medida e sua proposta de implantação da higiene mental nas instituições escolares brasileiras do início do século XX. Da perspectiva histórica de análise do discurso proposta por Foucault, salienta-se o contexto social em que o movimento higienista foi idealizado e os poderes disciplinar e normalizador da época que estavam imbuídos no pensamento do autor. A relevância deste estudo está na análise de uma proposta de ensino situada no quadro de compreensão do pensamento higienista brasileiro e que, voltada para o progresso nacional, tinha como meta o desenvolvimento sadio da criança escolar

Palavras-chave : Luiz Antonio dos Santos Lima; Ensino sob Medida; Disciplina Escolar; Norma; Higiene Mental.

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