SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Los tres modelos de la lectura entre los siglos XVI y XXI: cómo las prácticas sociales transforman los métodos de enseñanza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

GRAFF, Harvey J.. Em busca do letramento: as origens sociais e intelectuais dos estudos sobre letramento. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.1, pp.233-252. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i1.775.1.pt.

Com base em uma abordagem histórica, institucional e comparativa, discute-se neste artigo a origem dos estudos sobre letramento e suas consequências para o atual debate sobre o tema. Analisam-se os significados que o letramento adquire em cada época, destacando-se as crenças que nele são postas desde, pelo menos, a Renascença, e trabalham-se as cisões, as falsas dicotomias e os lugares institucionais em relação às disciplinas que dele se ocupam e às ações-práticas a ele relacionadas. Associado a noções de progresso, civilização e controle social, o letramento está em constante crise, o que contribui para fazer avançar estudos interdisciplinares. Questionando termos como cultura escrita e o lugar das disciplinas acadêmicas, o texto convoca a fazer novas perguntas para o avanço da área.

Palabras clave : Estudos Sobre Letramento; Interdisciplinaridade; Mito do Letramento; Alfabetização; Leitura; Escrita.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Portugués ( pdf )