SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Os três modelos da leitura entre os séculos XVI e XXI: como as práticas sociais transformam os métodos de ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

GRAFF, Harvey J.. Em busca do letramento: as origens sociais e intelectuais dos estudos sobre letramento. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.1, pp.233-252. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i1.775.1.pt.

Com base em uma abordagem histórica, institucional e comparativa, discute-se neste artigo a origem dos estudos sobre letramento e suas consequências para o atual debate sobre o tema. Analisam-se os significados que o letramento adquire em cada época, destacando-se as crenças que nele são postas desde, pelo menos, a Renascença, e trabalham-se as cisões, as falsas dicotomias e os lugares institucionais em relação às disciplinas que dele se ocupam e às ações-práticas a ele relacionadas. Associado a noções de progresso, civilização e controle social, o letramento está em constante crise, o que contribui para fazer avançar estudos interdisciplinares. Questionando termos como cultura escrita e o lugar das disciplinas acadêmicas, o texto convoca a fazer novas perguntas para o avanço da área.

Palavras-chave : Estudos Sobre Letramento; Interdisciplinaridade; Mito do Letramento; Alfabetização; Leitura; Escrita.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf )