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Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva  e  GALVAO, Ana Maria de Oliveira. Instrumentos e suportes de escrita no processo de escolarização: entre os usos prescritos e os não convencionais (Minas Gerais, primeira metade do século XX). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.1, pp.297-334. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i1.775.3.

O artigo tem como objetivo analisar os usos de instrumentos e suportes de escrita por pessoas comuns em processo de escolarização na primeira metade do século XX, em Minas Gerais. O principal corpus documental da pesquisa é composto por memórias, produzidas e veiculadas em depoimentos orais e/ou escritos. Estudos realizados nas áreas da história cultural, da história da cultura escrita e da história da cultura material escolar basearam, teórica e metodologicamente, a investigação. A análise dessas fontes mostrou que a materialidade dos suportes e dos instrumentos é um elemento central e definidor dos usos que deles são feitos e que há uma relativa distância entre a escrita que a escola quer instituir e as táticas que os grupos ou indivíduos inventam em seu cotidiano, com os recursos de que dispõem.

Palavras-chave : Instrumentos e Suportes de Escrita; Cultura Escrita; Escolarização; Século XX.

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