SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Instrumentos e suportes de escrita no processo de escolarização: entre os usos prescritos e os não convencionais (Minas Gerais, primeira metade do século XX)Cultura escrita na escola primária: a circulação de livros didáticos para ensino de leitura (1928-1961) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

PERES, Eliane Teresinha; VAHL, Mônica Maciel  e  THIE, Vania Grim. Aspectos editoriais da cartilha Caminho Suave e a participação da Editora Caminho Suave Limitada em programas federais do livro didático. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.1, pp.335-372. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i1.775.4.pt.

Neste trabalho, o objetivo principal é apresentar e analisar aspectos editoriais da cartilha Caminho Suave, bem como a participação da editora homônima em programas federais do livro didático. Publicada pela primeira vez em 1948 e editada até os dias atuais, a cartilha marcou a história da alfabetização brasileira, influenciando gerações de professores e alunos. Os dados analisados foram coletados em fontes oficiais (Diário Oficial da União e Diário Oficial do Estado de São Paulo), na imprensa periódica (acervos da Hemeroteca Digital Brasileira, do Grupo Folha e do Digital Veja), e em exemplares da própria cartilha. Os dados coletados apontam que, no caso de livros para o ensino da leitura e da escrita no Brasil, é possível identificar a cartilha Caminho Suave como um dos maiores sucessos editoriais, conforme já indicavam alguns estudos na área.

Palavras-chave : História da Educação; Alfabetização; Caminho Suave.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )