SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Aspectos editoriais da cartilha Caminho Suave e a participação da Editora Caminho Suave Limitada em programas federais do livro didático índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

BERTOLETTI, Estela Natalina Mantovani  e  SILVA, Márcia Cabral da. Cultura escrita na escola primária: a circulação de livros didáticos para ensino de leitura (1928-1961). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.1, pp.373-403. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i1.775.5.

Neste estudo, analisam-se a produção e a circulação de materiais didáticos para ensino de leitura e de escrita na escola primária no município de Paranaíba/MS entre 1928 e 1961, tendo como fontes principais os livros didáticos: cartilhas, paleógrafos, livros de leitura. Tratadas como um objeto complexo, resultado de um conjunto de relações, essas fontes são problematizadas em sua natureza e conforme os agentes sociais envolvidos. Com base no conceito de função (Choppin, 2004), analisa-se o investimento feito no período para se ensinar a ler e a escrever à luz desses dispositivos. Os resultados alcançados indicam que os livros didáticos circularam naquele contexto e conformaram amplamente a cultura escolar de Paranaíba/MS à época.

Palavras-chave : Cultura Escrito; Livros Didáticos; Ensino de Leitura; Escola Primária; Paranaíba/MS.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )