SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Entrebrechas e vagas noturnas: memórias de educadoras em Recife nos anos ditatoriais de 1964 a 1977 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

SILVA, Carolina Mostaro Neves da. Organização do ensino profissional primário em Minas Gerais: Mendes Pimentel em defesa da educação popular. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.2, pp.23-49. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i2.617.

Neste artigo analisam-se os argumentos do advogado, professor e político Francisco Mendes Pimentel em defesa da organização do ensino profissional primário em Minas Gerais. Em 1896, o então deputado estadual apresentou um projeto de lei para estabelecer o ensino profissional primário no estado. Para ele, a educação popular pela via do trabalho representava a solução para os maiores problemas do país, sendo vista como elemento reformador da sociedade. A educação seria reformada para adequar a população ao novo regime político e para promover o progresso social e econômico do estado e do país. As fontes para a elaboração do trabalho foram o projeto e os artigos que Mendes Pimentel fez publicar na imprensa na última década do século XIX.

Palavras-chave : Ensino Profissional; Projeto de Lei; Minas Gerais (Estado).

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )