SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Organização do ensino profissional primário em Minas Gerais: Mendes Pimentel em defesa da educação popularA Faculdade de Direito (Universidade de Buenos Aires) no primeiro peronismo. Uma abordagem sobre os caminhos de professores (1946-1955) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

SILVA, André Gustavo Ferreira da; FARIAS, Cassiana Maria  e  SILVA, Thalita Grazielly. Entrebrechas e vagas noturnas: memórias de educadoras em Recife nos anos ditatoriais de 1964 a 1977. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.2, pp.51-78. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i2.741.1.

Apresenta-se a memória de três educadoras em seus respectivos lugares sociais na cidade de Recife (PE). Metodologicamente, a inserção na história oral se justifica tanto pela possibilidade de se atingirem percepções do cotidiano quanto pela de se aproximar da formação subjetiva do consenso e dos modos subjetivos de reação ao ambiente de coerção impetrado pela Ditadura Civil-Militar. Os conceitos de força, coerção e consenso são tratados da perspectiva gramsciana. Conclui-se que, em meio às vagas da dominação exercida pela Ditadura, as educadoras desenvolveram estratégias de desvio e resistência em relação à coerção. Em razão das precariedades do exercício cotidiano da dominação - as brechas do regime -, as educadoras preservaram em seu dia-a-dia o olhar crítico sobre a ditadura e realizaram ações na contramão dos interesses supostamente hegemônicos.

Palavras-chave : Ditadura; Educação; Estudo de Gênero; Memória Histórica.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf )