SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Entrebrechas e vagas noturnas: memórias de educadoras em Recife nos anos ditatoriais de 1964 a 1977As narrativas de memória e a educação em Vitória da Conquista\BA na primeira metade do século XX - Não se esqueçam em que mundo nós vivíamos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

MARTINEZ DEL SEL, Valeria. A Faculdade de Direito (Universidade de Buenos Aires) no primeiro peronismo. Uma abordagem sobre os caminhos de professores (1946-1955). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.2, pp.106-140. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i2.729.

Este artigo analisa a Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires durante os primeiros governos peronistas. Para este efeito, as trajetórias de professores e o processo de formação do pessoal docente serão analisados durante o período 1946-1955. A partir da abordagem prosopográfica e o estudo das redes e caminhos, este trabalho permite realçar não apenas algumas continuidades nas trajetórias de acadêmicos dentro de um período de antagonismos forte, mas também as características que este processo adquiridos na faculdade. Ele também pretende contribuir para a compreensão do peronismo como essencialmente complexo e fenômeno heterogêneo, e da Universidade como uma área disputada por seus componentes internos.

Palavras-chave : Governo Peronista; Universidade Pública; Professores; Carreiras.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )