SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2The Faculty of Law (UBA) in thefirst Peronism. Anapproximation on the paths of the teachers (1946-1955)Rationalization of the offer and strategies of social distinction: relationship between school, city and family in the nineteenth century (Rio de Janeiro and São Paulo) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

OLIVEIRA, Edileusa Santos  and  CASIMIRO, Ana Palmira Bittencourt Santos. As narrativas de memória e a educação em Vitória da Conquista\BA na primeira metade do século XX - Não se esqueçam em que mundo nós vivíamos. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.2, pp.141-157. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i2.768.1.

Neste artigo, discutimos as narrativas de memória de ex-alunos do Ginásio de Conquista e do Educandário Juvêncio Terra, dos anos 1940 e 1950, colhidas em entrevistas feitas entre 2007 e 2012, em diálogo com a trajetória da educação brasileirana primeira metade do século XX e considerando as múltiplas determinações que influenciaram sua história, seus aparatos legais e os fazeres pedagógicos. Entendemos que, para analisaras experiências recordadas e partilhadas por sujeitos que participam de determinado grupo social, o conceito de memória, que chamamos de 'memória social', é central. Para tanto, seguimos a elaboração teórica de James Fentress e Chris Wickham que encontram na memória social a dimensão coletiva e a dimensão pessoal da vida dos indivíduos. Além disso, orientamo-nos pelo campo teórico-metodológico do materialismo dialético.

Keywords : Memória; Educação; Século XX.

        · abstract in Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · Portuguese ( pdf )