SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2A Faculdade de Direito (Universidade de Buenos Aires) no primeiro peronismo. Uma abordagem sobre os caminhos de professores (1946-1955)Racionalização da oferta e estratégias de distinção social: relações entre escola, distribuição espacial e família no Oitocentos (Rio de Janeiro e São Paulo) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

OLIVEIRA, Edileusa Santos  e  CASIMIRO, Ana Palmira Bittencourt Santos. As narrativas de memória e a educação em Vitória da Conquista\BA na primeira metade do século XX - Não se esqueçam em que mundo nós vivíamos. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.2, pp.141-157. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i2.768.1.

Neste artigo, discutimos as narrativas de memória de ex-alunos do Ginásio de Conquista e do Educandário Juvêncio Terra, dos anos 1940 e 1950, colhidas em entrevistas feitas entre 2007 e 2012, em diálogo com a trajetória da educação brasileirana primeira metade do século XX e considerando as múltiplas determinações que influenciaram sua história, seus aparatos legais e os fazeres pedagógicos. Entendemos que, para analisaras experiências recordadas e partilhadas por sujeitos que participam de determinado grupo social, o conceito de memória, que chamamos de 'memória social', é central. Para tanto, seguimos a elaboração teórica de James Fentress e Chris Wickham que encontram na memória social a dimensão coletiva e a dimensão pessoal da vida dos indivíduos. Além disso, orientamo-nos pelo campo teórico-metodológico do materialismo dialético.

Palavras-chave : Memória; Educação; Século XX.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf )