SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Narrativas de memoria y educación en Vitoria da Conquista \ BA em La primera mitad del siglo XX - no se olvide em qué mundo vivimos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

BORGES, Angélica  y  VIDAL, Diana Gonçalves. Racionalização da oferta e estratégias de distinção social: relações entre escola, distribuição espacial e família no Oitocentos (Rio de Janeiro e São Paulo). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.2, pp.175-201. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i2.620.1.

O presente artigo possui como objetivo discutir os efeitos da distribuição das escolas, levando em consideração as tensões entre a racionalização estatística, a arte administrativa do Estado e os mecanismos de distinção e seleção constituídos pelos grupos sociais como formas de sobrevivência e promoção social. Focalizam-se três momentos da relação entre escola e cidade: o da instalação, o da manutenção e o da consolidação da escola em determinada região. Por meio de documentos relacionados a casos das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo no século XIX, observa-se que famílias e grupos sociais participam ativamente na seleção e na hierarquização da oferta, bem como na orientação da demanda por escolas públicas. Conclui-se, diante disso, que a localização geográfica de uma unidade escolar não é o único fator determinante da configuração do público que a frequenta.

Palabras clave : Escolarização; Governo das Escolas; Estatística Escolar; Família e Sujeitos Escolares.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Portugués ( pdf )