SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2As narrativas de memória e a educação em Vitória da Conquista\BA na primeira metade do século XX - Não se esqueçam em que mundo nós vivíamos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

BORGES, Angélica  e  VIDAL, Diana Gonçalves. Racionalização da oferta e estratégias de distinção social: relações entre escola, distribuição espacial e família no Oitocentos (Rio de Janeiro e São Paulo). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.2, pp.175-201. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i2.620.1.

O presente artigo possui como objetivo discutir os efeitos da distribuição das escolas, levando em consideração as tensões entre a racionalização estatística, a arte administrativa do Estado e os mecanismos de distinção e seleção constituídos pelos grupos sociais como formas de sobrevivência e promoção social. Focalizam-se três momentos da relação entre escola e cidade: o da instalação, o da manutenção e o da consolidação da escola em determinada região. Por meio de documentos relacionados a casos das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo no século XIX, observa-se que famílias e grupos sociais participam ativamente na seleção e na hierarquização da oferta, bem como na orientação da demanda por escolas públicas. Conclui-se, diante disso, que a localização geográfica de uma unidade escolar não é o único fator determinante da configuração do público que a frequenta.

Palavras-chave : Escolarização; Governo das Escolas; Estatística Escolar; Família e Sujeitos Escolares.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf )