SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2"Little beams of light": the isolated schools in the period of implementation of graded school pattern in Rio Grande do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

DIAS, Amália. Escolas isoladas e práticas de seriação: experiências híbridas (1929-1949). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.2, pp.233-260. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i2.927.

Apresentam-se os resultados da pesquisa acerca dos tipos de escolas primárias existentes no município de Iguaçu, estado do Rio de Janeiro, entre 1929-1949. Com base na análise dos mapas de frequência escolar - ferramenta de inspeção estadual das escolas - foi possível recompor um perfil de escolas primárias existentes na região. A escola isolada predominou como tipo de organização das escolas no munícipio, em áreas tanto rurais quanto urbanas. Essas escolas apresentam, contudo, uma pluralidade de arranjos entre turnos, docentes, alunos, séries e classes que revela uma diversidade de experiências e intercessões com as perspectivas de seriação do ensino e os modos e condições de funcionamento das escolas

Keywords : Escola Primária; Município; Classe Escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )