SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2"Pequenos focos de luz": as escolas isoladas no período de implantação do modelo escolar seriado no Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

DIAS, Amália. Escolas isoladas e práticas de seriação: experiências híbridas (1929-1949). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.2, pp.233-260. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i2.927.

Apresentam-se os resultados da pesquisa acerca dos tipos de escolas primárias existentes no município de Iguaçu, estado do Rio de Janeiro, entre 1929-1949. Com base na análise dos mapas de frequência escolar - ferramenta de inspeção estadual das escolas - foi possível recompor um perfil de escolas primárias existentes na região. A escola isolada predominou como tipo de organização das escolas no munícipio, em áreas tanto rurais quanto urbanas. Essas escolas apresentam, contudo, uma pluralidade de arranjos entre turnos, docentes, alunos, séries e classes que revela uma diversidade de experiências e intercessões com as perspectivas de seriação do ensino e os modos e condições de funcionamento das escolas

Palavras-chave : Escola Primária; Município; Classe Escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )