SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2"Pequenos focos de luz": as escolas isoladas no período de implantação do modelo escolar seriado no Rio Grande do SulO projeto republicano de instrução e as escolas isoladas urbanas: entre a transitoriedade e a permanência (Belo Horizonte 1906-1927) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

MARTINEZ MOCTEZUMA, Lucía. Desencontros no desenvolvimento da escola rural mexicana nas primeiras décadas do século XX: o caso dos Institutos de Melhoramento no Estado de Morelos. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.2, pp.285-310. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i2.929.

Com a criação da Secretaria de Educação Pública (1921), propõe-se 'incorporar a civilização' aos 10,324,484 milhões de mexicanos que ainda não sabiam ler nem escrever. O Departamento de Escolas Rurais e Incorporação Cultural Indígena empreendeu intenso trabalho com as 'Missões culturais', que, dentro das comunidades rurais, buscava 'ensinar para a vida'. Devido à inexperiência e à falta de material, o ensino se fez de acordo com o entendimento de cada professor, o que levou a criação dos Institutos de Melhoramento, no intuito de preparar um professor atento às características de cada região, como a do Estado de Morelos.

Palavras-chave : Educação Rural; Formação de Professores; México.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )