SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Between spaces and times: physical education in the State School of Espírito Santo, Brazil (1943-1957) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

FRIZZARINI, Claudia Regina Boen  and  SILVA, Maria Célia Leme da. Saberes geométricos de Calkins e sua apropriação nos programas de ensino dos grupos escolares paulistas. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.3, pp.10-35. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i3.628.

No presente artigo, analisam-se os saberes geométricos contemplados por Calkins em seu manual, Primeiras lições de coisas, bem como sua apropriação nas normatizações dos grupos escolares paulistas. O resultado indica que as "lições de formas‟ e "desenho‟ presentes no manual têm como objetivo desenvolver faculdades perceptivas básicas para a construção e o desenvolvimento de saberes diversos e não somente geométricos. Com base nisso, argumenta-se que o ensino das "lições de formas‟ e desenho‟ não é equivalente ao ensino de geometria. A análise dos programas de ensino no período de 1894 a 1925 revela a influência das ideias de Calkins, já que, desde o início, observa-se a presença do estudo das formas. Esse estudo permanece até o programa de 1925, quando esse estudo recebe o status de matéria independente. Revela também que geometria é uma matéria em separado, distinta das propostas de Calkins.

Keywords : Lições de Forma; Lições de Desenho; Norman Allison Calkins; Ensino de Geometria; Programas de Ensino; Grupos Escolares Paulistas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )