SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Saberes geométricos de Calkins e sua apropriação nos programas de ensino dos grupos escolares paulistasHistória da Educação nas páginas da revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

POLEZE, Grasiela Martins Lopes et al. Entre espaços e tempos: a educação física no Colégio Estadual do Espírito Santo (1943-1957). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.3, pp.36-58. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i3.672.

Neste artigo, analisa-se a história da Educação Física entre as décadas de 1940 e 1950 no contexto do Colégio Estadual do Espírito Santo. Para se compreender as práticas desenvolvidas nessa instituição, opera-se com os conceitos de estratégia e tática, lutas de representações e paradigma indiciário. Utilizam-se como fontes o arquivo histórico desse colégio e também o da Escola Superior de Educação Física do Espírito Santo. No período focalizado, a Educação Física escolar progressivamente volta-se mais para o esporte do que para o ensino da ginástica. No artigo, identifica-se uma modificação no valor atribuído ao que se considerava disciplina: ao se associar as práticas ao ensino do esporte, introduzem-se outros tempos e significados aos saberes da Educação Física escolarizada.

Palavras-chave : Educação Física; Colégio Estadual do Espírito Santo; Escolarização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )