SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3História da Educação nas páginas da revista do Instituto Histórico e Geográfico de São PauloAprender a comer, comendo: análise sócio histórica de cartilhas sobre educação alimentar e nutricional, 1938-1946 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

BEDIAGA, Begonha. Educação para o trabalho rural: o 'asilo agrícola' do Imperial Instituto Fluminense de Agricultura, 1869 - 1889. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.3, pp.103-123. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i3.713.

No artigo, analisa-se o ‗Asilo Agrícola', um estabelecimento do Imperial Instituto Fluminense de Agricultura criado em 1869 para abrigar em regime de internato meninos pobres e órfãos. Os objetivos eram habilitá-los ao trabalho rural e propiciar o ensino elementar. Identificam-se os principais debates acerca do ensino agronômico e as dificuldades do império para implantar escolas agrícolas. Apresentam-se evidências de que o ‗Asilo Agrícola' se tornou exequível, em parte, por agregar ao ensino agrícola meninos pobres e órfãos no contexto que antecedeu a Lei do Ventre Livre. Constatando-se que o ‗Asilo Agrícola' é quase desconhecido pela historiografia, destaca-se a contribuição do artigo para as pesquisas em história da educação, ensino agrícola e infância desvalida.

Palavras-chave : História da Educação Brasileira; Internato; Ensino Agrícola; Brasil Império.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf )