SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Aprender a comer, comiendo: análisis socio histórico de cuadernos sobre educación alimentaria y nutricional, 1938-1946La (de)formación docente en el espacio de la literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

REIS, Alcenir Soares dos  y  MARTINS, Marcus Vinicius Rodrigues. A biblioteca escolar no processo de escolarização da leitura: uma análise com foco no contexto do movimento Escola Nova em Minas Gerais: 1920-1940. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.3, pp.173-199. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i3.744.

No artigo, identifica-se o lugar da biblioteca escolar no período de 1920 a 1940 em Minas Gerais e avaliam-se as assertivas escolanovistas quanto aos seguintes aspectos: a configuração e a estruturação das bibliotecas escolares, os modos de ler, bem como a configuração do livro escolar. Metodologicamente, procedeu-se à análise de documentos, como leis, decretos, cartas, relatórios de diretoria e inspeção agrupados em livros e códices, e também de artigos da Revista do Ensino cujos temas fossem biblioteca escolar, leitura e livros.Conclui-se que a biblioteca escolar conformou em suas práticas e em seus espaços e acervos o imaginário republicano e modernista, o higienismo e o ideal da "escola nova‟.

Palabras clave : Biblioteca Escolar; Escola Nova; Escola; Minas Gerais.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Portugués ( pdf )