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Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

REIS, Alcenir Soares dos  e  MARTINS, Marcus Vinicius Rodrigues. A biblioteca escolar no processo de escolarização da leitura: uma análise com foco no contexto do movimento Escola Nova em Minas Gerais: 1920-1940. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.3, pp.173-199. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i3.744.

No artigo, identifica-se o lugar da biblioteca escolar no período de 1920 a 1940 em Minas Gerais e avaliam-se as assertivas escolanovistas quanto aos seguintes aspectos: a configuração e a estruturação das bibliotecas escolares, os modos de ler, bem como a configuração do livro escolar. Metodologicamente, procedeu-se à análise de documentos, como leis, decretos, cartas, relatórios de diretoria e inspeção agrupados em livros e códices, e também de artigos da Revista do Ensino cujos temas fossem biblioteca escolar, leitura e livros.Conclui-se que a biblioteca escolar conformou em suas práticas e em seus espaços e acervos o imaginário republicano e modernista, o higienismo e o ideal da "escola nova‟.

Palavras-chave : Biblioteca Escolar; Escola Nova; Escola; Minas Gerais.

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