SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Representações e cultura escolar compondo uma história: o processo identitário do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves/RS (1956 - 1972)A dança nas escolas do Rio de Janeiro: do século XIX (décadas de 1820-1860) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

IBARRA, Williams  e  CALDERON, Elia. Educação intercultural bilíngue no Chile. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.3, pp.268-302. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i3.785.

Este artículo baseia-se na análise das ações de instituições e órgãos públicos que estão sendo criados no Chile para satisfazer à demanda em Educação Intercultural Bilíngue (EIB). O objetivo é analisar a formação prática dos estudantes na formação inicial de professores na educação básica intercultural da Universidad Católica de Temuco. Além disso, desvelar a metodologia de trabalho de campo colaborativa entre família-escola-comunidade, aliança chave tanto na identificação inicial quanto na posterior dos componentes e dispositivos na própria relação dos indivíduos, a fim de estabelecer critérios mediante processos biopsicossociais desde a identidade do Outro e do Você no acolhimento da diversidade do ser humano, com isso pretende-se recomendar uma política pública com ênfase nos valores multiculturais de cada comunidade, enriquecendo a própria condição humana e a relação biopolítica na integração da formação educativa e o papel que lhe cabe ao Estado.

Palavras-chave : educação Intercultural; Bilinguismo; Formação Inicial; Bilingual Intercultural Education in Chile.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )