SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Contribuciones de Juan Bautista de La Salle para la constitución de la escuela moderna índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

VALENTE, Wagner Rodrigues. A matematização da pedagogia: tempos de mudança da cultura escolar. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.4, pp.10-31. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i4.651.

O presente estudo tem por direção orientadora a problemática da 'matematização da pedagogia'. Isto é, o estudo está centrado nos processos e nas dinâmicas que se desenvolvem no intramuros escolar e tem como objetivo dar resposta à chegada de uma nova pedagogia, a pedagogia científica. A compreensão é de que, com essa pedagogia, ocorre uma redução à matemática das dinâmicas que devem conduzir o trabalho escolar. Tal cenário impõe uma questão central: como a escola matematizou a pedagogia? O ferramental teórico-metodológico para a leitura das fontes provém da História Cultural. Dentre as fontes, privilegia-se um documento elaborado por uma das escolas de referência do estado de São Paulo na década de 1930.

Palabras clave : Pedagogia Científica; Cultura Escolar; Testes Pedagógicos; Programa de Ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )