SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Contribuições de João Batista de La Salle para a constituição da escola moderna índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

VALENTE, Wagner Rodrigues. A matematização da pedagogia: tempos de mudança da cultura escolar. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.4, pp.10-31. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i4.651.

O presente estudo tem por direção orientadora a problemática da 'matematização da pedagogia'. Isto é, o estudo está centrado nos processos e nas dinâmicas que se desenvolvem no intramuros escolar e tem como objetivo dar resposta à chegada de uma nova pedagogia, a pedagogia científica. A compreensão é de que, com essa pedagogia, ocorre uma redução à matemática das dinâmicas que devem conduzir o trabalho escolar. Tal cenário impõe uma questão central: como a escola matematizou a pedagogia? O ferramental teórico-metodológico para a leitura das fontes provém da História Cultural. Dentre as fontes, privilegia-se um documento elaborado por uma das escolas de referência do estado de São Paulo na década de 1930.

Palavras-chave : Pedagogia Científica; Cultura Escolar; Testes Pedagógicos; Programa de Ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )