SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4A matematização da pedagogia: tempos de mudança da cultura escolarWilhelm Rotermund (1843-1925) vivendo em duas culturas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

LEUBET, Ângelo Ezequiel; PAULY, Evaldo Luis  e  SILVA, Valdir Leonardo da. Contribuições de João Batista de La Salle para a constituição da escola moderna. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.4, pp.32-63. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i4.699pt.

Este artigo analisa a contribuição pedagógica de São João Batista de La Salle para a formação profissional do magistério e a universalização da escola primária na modernidade ocidental, apontando para a pouca frequência de estudos acadêmicos sobre a tradição pedagógica lassalista no Brasil. A partir da leitura crítica dos escritos de La Salle e dos comentaristas contemporâneos de sua proposta pedagógica, o artigo procura demonstrar como esse educador respondeu aos desafios educacionais da França, entre o final do século XVII e o começo do XVIII, contribuindo para a constituição da escola moderna. Com base nesse referencial, o artigo conclui formulando uma pauta para futuras pesquisas que potencialmente julgamos capazes de superar o alegado 'silêncio eloquente'.

Palavras-chave : La Salle, J. Batista; Educação Universal; Formação de Professores; Ensino Simultâneo; Escolarização.

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf )