SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Jean-baptiste de La Salle´s contributions for the formation of the modern schoolEducation and making off the working class in Rio de Janeiro between the last decades of the nineteenth century and early twentieth century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

SILVA, Circe Mary Silva da. Wilhelm Rotermund (1843-1925) vivendo em duas culturas. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.4, pp.94-122. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i4.751.

Wilhelm Rotermund fez parte de um grupo de agentes culturais estrangeiros responsáveis pela introdução de uma prática metodologia de ensino, utilizada na Alemanha, em livros didáticos no Brasil, no século XIX. Ele foi também um impulsionador da educação dos descendentes germânicos por suas ações como editor de livros e jornais. Identificando possíveis raízes das ideias metodológicas que ele apresenta em seu livro Rechenfibel: primeiro livro de arithmetica, publicado em 1879, no Rio Grande do Sul, estudamos obras de pedagogos alemães oitocentistas, como Goltzsch e Theel. A finalidade foi cotejar as propostas apresentadas por esses pedagogos para o ensino da aritmética com as de Rotermund. Constatamos a presença do método intuitivo tanto nas orientações contidas nas obras alemãs quanto no livro de Rotermund.

Keywords : Livro Didático; Ensino da Matemática; Método Intuitivo; Wilhelm Rotermund.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )