SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Contribuições de João Batista de La Salle para a constituição da escola modernaEducação e formação da classe trabalhadora no Rio de Janeiro entre as últimas décadas do século XIX e os primeiros anos do século XX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

SILVA, Circe Mary Silva da. Wilhelm Rotermund (1843-1925) vivendo em duas culturas. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.4, pp.94-122. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i4.751.

Wilhelm Rotermund fez parte de um grupo de agentes culturais estrangeiros responsáveis pela introdução de uma prática metodologia de ensino, utilizada na Alemanha, em livros didáticos no Brasil, no século XIX. Ele foi também um impulsionador da educação dos descendentes germânicos por suas ações como editor de livros e jornais. Identificando possíveis raízes das ideias metodológicas que ele apresenta em seu livro Rechenfibel: primeiro livro de arithmetica, publicado em 1879, no Rio Grande do Sul, estudamos obras de pedagogos alemães oitocentistas, como Goltzsch e Theel. A finalidade foi cotejar as propostas apresentadas por esses pedagogos para o ensino da aritmética com as de Rotermund. Constatamos a presença do método intuitivo tanto nas orientações contidas nas obras alemãs quanto no livro de Rotermund.

Palavras-chave : Livro Didático; Ensino da Matemática; Método Intuitivo; Wilhelm Rotermund.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )