SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Educação e formação da classe trabalhadora no Rio de Janeiro entre as últimas décadas do século XIX e os primeiros anos do século XXOs ruralistas paulistas e seus projetos para a educação agrícola: a "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP) em Piracicaba (1881 a 1903) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

ZORZAL, Ricieri Carlini  e  FERREIRA, Ana Neuza Araújo. O ensino de música no Nordeste brasileiro: notas históricas e desafios atuais. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.4, pp.155-189. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i4.799.

Apresenta-se neste artigo uma reflexão histórica sobre o ensino de música no Nordeste brasileiro, apoiada em três eixos: o crescimento econômico das principais cidades da região no Brasil Império; a subserviência política do ensino de música no alvorecer da República em instituições estaduais de nível técnico; a oferta de cursos superiores de música no contexto de cada estado da região. A metodologia consiste em pesquisas documentais e bibliográficas, consultas às páginas virtuais das instituições e consultas por e-mail a agentes públicos. Conclui-se pela proposição de uma legislação complementar que estabeleça compromissos a ser assumidos pelos gestores educacionais, no que diz respeito à manutenção, à ampliação e à interiorização das instituições de ensino de música.

Palavras-chave : Ensino de Música; História; Nordeste; Legislação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )