SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4São Paulo landowners and their projects for agricultural education: "Luiz de Queiroz" (ESALQ / USP) in Piracicaba (1881 - 1903)Child labor and schooling: international issues and debates in Brazil (1890-1944) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

LOPES, Sonia Castro  and  GURGEL, Patrícia. Trajetórias de professoras normalistas: A 'prata da casa' do Instituto de Educação do Rio de Janeiro (1930-1960). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.4, pp.241-271. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i4.818.

Neste artigo, analisa-se a trajetória de três normalistas formadas pelo Instituto de Educação do Rio de Janeiro na década de 1930, as quais, após terem se titulado na Universidade do Distrito Federal e Faculdade Nacional de Filosofia, retornaram ao Instituto na condição de docentes, tornando-se catedráticas de disciplinas pedagógicas. A formação universitária e o acesso à carreira ocorreram durante o primeiro governo Vargas (1930-1945), nos marcos de uma política educacional excludente que limitava o acesso ao ensino superior exclusivamente aos egressos da escola secundária propedêutica. Alianças familiares e políticas, aderências a projetos educacionais, assim como brechas na legislação educacional, possibilitaram o acesso dessas normalistas aos cursos universitários, bem como sua ascensão ao cargo de catedráticas.

Keywords : Instituto de Educação; Normalistas; Catedráticas do Curso Normal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )