SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Trayectorias de maestras normalistas: la "prata da casa"1 del Instituto De Educación de Rio de Janeiro (1930-1960)Las concepciones educacionales de Erasmo Pilotto acerca de la formación de profesores en los cursos normales regionales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

VEIGA, Cynthia Greive. Trabalho infantil e escolarização: questões internacionais e o debate nacional (1890-1944). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.4, pp.272-303. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i4.822.pt.

O objetivo neste artigo é analisar, no contexto da expansão da obrigatoriedade escolar, o debate internacional sobre a regulamentação do trabalho infantil e o debate nacional sobre a elaboração da legislação trabalhistaentre o período de 1890 (Conferência Internacional do Trabalho em Berlim) e 1944 (Declaração da Filadélfia). Os temas do trabalho infantil e da obrigatoriedade escolar foram discutidos em meio a muitas tensões, expressando alterações nas relações sociais traduzidas pela ampliação dos direitos humanos e civis e pela presença de conflitos afetivos e morais. A discussão teórica desenvolveu-se com base nas proposições de Norbert Elias e Viviane Zelizer, dentre outros. Como documentos, foram analisados legislações, tratados internacionais e jornais.

Palabras clave : Trabalho Infantil; Obrigatoriedade Escolar; História da Infância.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Portugués ( pdf )