SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Trabalho infantil e escolarização: questões internacionais e o debate nacional (1890-1944)A concepção de aluno adulto no franquismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

SILVA, Rossano. As concepções educacionais de Erasmo Pilotto sobre a formação de professores nos cursos normais regionais. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.4, pp.333-363. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i4.858.

No presente trabalho, o objetivo é analisar as concepções pedagógicas do intelectual e educador paranaense Erasmo Pilotto, as quais orientaram o desenvolvimento dos Cursos Normais Regionais (1949-1951), instituídos durante sua atuação como Secretário da Educação. Nesses cursos, o educador vislumbrou a possibilidade de enfatizar a arte e a cultura na formação do professor, em duas frentes: a dos professores envolvidos nas atividades cotidianas e a das lideranças educacionais responsáveis pelo planejamento da ação dos primeiros. Assim, com base nas contribuições de Bourdieu sobre trajetória e campo, buscou-se, por meio da análise das fontes, identificar as mudanças e as permanências do pensamento educacional de Pilotto durante seu deslocamento entre o magistério e a gestão pública.

Palavras-chave : Formação de Professores; Intelectuais; Instrução Pública.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )