SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Las concepciones educacionales de Erasmo Pilotto acerca de la formación de profesores en los cursos normales regionalesLos 30 años del GT Historia de la Educación: su contribución a la constitución del campo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

REDONDO, Eva García. A concepção de aluno adulto no franquismo. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.4, pp.364-392. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i4.851.

O presente artigo reflete sobre as iniciativas sócio-pedagógicas destinadas ao adulto durante o regime de Franco em Espanha (1939-1975). Mais especificamente, trabalhamos a respeito das ações tanto escolares, quanto profissionais e cívico-culturais que, acreditamos, melhor descrevem o aluno adulto e o pensamento único promovido pela ditadura. Para atingir este objetivo, o método histórico-pedagógico junto ao enfoque sócio-histórico tornam-se indispensáveis em nosso discurso, pois permitem, por um lado, a crítica de fontes primárias (boletins, revistas, relatórios) e secundárias (rubricadas por especialistas na temática) e, por outro, a posterior interpretação, contextualizada e racional, destas.

Palabras clave : Aluno Adulto; Educação de Adultos; Franquismo; Espanha.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )