SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1La instrucción en grão-Pará imperial: del acto adicional de 1834 al informe Gonçalves Dias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

ROMANO*, Antonio. ‘Cultura’e‘trabalho’nas discussões sobre o Ensino Médio e Industrial na década de 1930 no Uruguai. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.1, pp.7-36. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n1.938.

Resumo: Neste artigo foi realizada uma análise comparativa entre os significados atribuídos à ‘cultura’e ao‘trabalho’no âmbito de dois eventos comemorativos do Centenário da República Oriental do Uruguaiem 1930: oCongreso Universitario Americano e a Conferencia de Enseñanza Industrial. A hipóteselevantada é que nestes dois eventos se delineariam as propostas de reforma do ensino médio e industrial que se implementariamquatro anos mais tarde para cada instituição. Também consideramos que este é um espaço privilegiado para analisar comparativamente as matrizes discursivas que estruturaram as diferentes propostas. Para localizar os contextos de enunciação dos discursos se levarão em conta para a comparação os seguintes aspectos: autoridades que abremos eventos, os participantes e os temas abordados. Levando em consideração estes elementos é possível descrever os contextos que dão um significado particular tanto aos termos cultura e trabalho analisados, quantoàs transformações institucionais que se propõem para o ensino médio e industrial eo tipo de relação apresentados entre ambos os ramos do ensino neste período ‘(re)fundacional’ de suas matrizes.

Palabras clave : ensinomédio; ensino técnico; cultura e trabalho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )