SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1A instrução no grão-Pará imperial: do ato adicional de 1834 ao relatório Gonçalves Dias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

ROMANO*, Antonio. ‘Cultura’e‘trabalho’nas discussões sobre o Ensino Médio e Industrial na década de 1930 no Uruguai. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.1, pp.7-36. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n1.938.

Resumo: Neste artigo foi realizada uma análise comparativa entre os significados atribuídos à ‘cultura’e ao‘trabalho’no âmbito de dois eventos comemorativos do Centenário da República Oriental do Uruguaiem 1930: oCongreso Universitario Americano e a Conferencia de Enseñanza Industrial. A hipóteselevantada é que nestes dois eventos se delineariam as propostas de reforma do ensino médio e industrial que se implementariamquatro anos mais tarde para cada instituição. Também consideramos que este é um espaço privilegiado para analisar comparativamente as matrizes discursivas que estruturaram as diferentes propostas. Para localizar os contextos de enunciação dos discursos se levarão em conta para a comparação os seguintes aspectos: autoridades que abremos eventos, os participantes e os temas abordados. Levando em consideração estes elementos é possível descrever os contextos que dão um significado particular tanto aos termos cultura e trabalho analisados, quantoàs transformações institucionais que se propõem para o ensino médio e industrial eo tipo de relação apresentados entre ambos os ramos do ensino neste período ‘(re)fundacional’ de suas matrizes.

Palavras-chave : ensinomédio; ensino técnico; cultura e trabalho.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )