SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Culture and work in discussions on Secondary Education and Industrial in the 1930s in UruguaySchool radio and cinema as factors in pedagogical innovation at the schools in the State of Espírito Santo, Brazil (1928-1930) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

DAMASCENO*, Alberto. A instrução no grão-Pará imperial: do ato adicional de 1834 ao relatório Gonçalves Dias. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.1, pp.37-64. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n1.829.

Resumo: Neste trabalho, com base em relatórios e falas de presidentes da Província, especificamente entre 1841 e 1852, foram investigados alguns aspectos da educação na província do Grão-Pará durante a primeira década do Segundo Reinado. O período tem especial importância para o país porque, antes de mais nada, corresponde aos tempos em que se implantou o chamado Segundo Reinado. Na Província do Grão-Pará, com a promulgação da Lei Provincial nº 97/1841, a qual regulamentou a instrução primária e secundária na Província em razão da emulação resultante da edição do Ato adicional de 1834, foi dado início ao processo de organização de um ‘proto’ sistema educacional. Os documentos investigados, no entanto, atestam que pouco ou nada se modificou em termos da qualidade da instrução ofertada. Tal situação foi confirmada por Gonçalves Dias no relatório de 1852, encomendado pelo Imperador para conhecimento da situação da instrução nas províncias do Norte do país.

Keywords : educação; Província do Grão-Pará; Império Brasileiro; instrução pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )