SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1La instrucción en grão-Pará imperial: del acto adicional de 1834 al informe Gonçalves DiasTrabajo y educación urbana: clases nocturnas para adultos y jóvenes trabajadores en la Escuela Municipal de São Sebastião, Rio de Janeiro (1872-1893) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

BERTO, Rosianny Campos  y  SIMOES, Regina Helena Silva. Rádio e cinema escolares como elementos de inovação pedagógica na escola ativa capixaba (1928-1930). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.1, pp.65-88. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n1.845.

Resumo: Focalizam-se no artigo o rádio e o cinema escolares como elementos de inovação pedagógica e de integração cultural projetados na reforma escolanovista no Espírito Santo (1928-1930). A investigação percorre tanto a imaterialidade do uso pedagógico do rádio que, apesar de fartamente anunciado, não chegou às escolas, quanto a materialidade de experiências cinematográficas escolares, na medida em que ambas evocam inovações educacionais que de algum modo atravessaram a formação docente, o trabalho pedagógico e as relações estabelecidas com a comunidade. Discutem-se, em última análise, estratégias praticadas no conjunto da reforma da instrução pública capixaba, em meio às relações de força que tensionavam a cena política, social, econômica e cultural no final dos anos 1920.

Palabras clave : rádio-escola; educação pelo cinema; escola ativa; Espírito Santo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )