SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1School radio and cinema as factors in pedagogical innovation at the schools in the State of Espírito Santo, Brazil (1928-1930)The ‘General Meeting’ as a pedagogical device of shaping at the Agricultural teaching in Minas Gerais (1928-1951) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

RIZZINI, Irma  and  SCHUELER, Alessandra Frota M. de. Trabalho e escolarização urbana: o curso noturno para jovens e adultos trabalhadores na Escola Municipal de São Sebastião, Rio de Janeiro (1872-1893). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.1, pp.89-115. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n1.827.

Resumo: No artigo, investigamos as possibilidades, as tensões e os limites dos processos de escolarização de jovens e adultos, trabalhadores e pobres, na cidade do Rio de Janeiro, particularmente no caso do curso noturno oferecido pela Escola de São Sebastião. Criada em 1872, a escola estava localizada em área central, freguesia de Santana, um dos locais com o maior quantitativo de moradias de populares. Por meio da análise serial do livro de matrículas da escola e também dos jornais de grande circulação, é possível perceber que o curso noturno recebeu importante contingente de alunos desde os com 10 anos de idade até jovens trabalhadores dedicados a ofícios e ocupações diversas. Tais alunos recorreram às aulas noturnas para se instruir nas primeiras letras.

Keywords : curso noturno; escola municipal; história da educação; Rio de Janeiro.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )