SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Radio y cine escolar como elementos de innovación pedagógica en la escuela activa capixaba (1928-1930)Las Reuniones Generales en cuanto dispositivo pedagógico de modelación en la enseñanza de Agricultura en Minas Gerais (1928-1951) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

RIZZINI, Irma  y  SCHUELER, Alessandra Frota M. de. Trabalho e escolarização urbana: o curso noturno para jovens e adultos trabalhadores na Escola Municipal de São Sebastião, Rio de Janeiro (1872-1893). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.1, pp.89-115. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n1.827.

Resumo: No artigo, investigamos as possibilidades, as tensões e os limites dos processos de escolarização de jovens e adultos, trabalhadores e pobres, na cidade do Rio de Janeiro, particularmente no caso do curso noturno oferecido pela Escola de São Sebastião. Criada em 1872, a escola estava localizada em área central, freguesia de Santana, um dos locais com o maior quantitativo de moradias de populares. Por meio da análise serial do livro de matrículas da escola e também dos jornais de grande circulação, é possível perceber que o curso noturno recebeu importante contingente de alunos desde os com 10 anos de idade até jovens trabalhadores dedicados a ofícios e ocupações diversas. Tais alunos recorreram às aulas noturnas para se instruir nas primeiras letras.

Palabras clave : curso noturno; escola municipal; história da educação; Rio de Janeiro.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )