SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1As ‘Reuniões Gerais’ como dispositivo pedagógico de modelação no ensino de Agricultura em Minas Gerais (1928-1951)Os agrônomos e a construção das políticas para o ensino agrícola no início do século XX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

SOUZA1, Eliezer Felix  e  CAMPOS, Névio de. Um inquérito sobre a federalização da Universidade do Paraná (1950). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.1, pp.140-166. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n1.733.

Resumo: Neste artigo, pretende-se reconstituir algumas facetas do debate sobre a federalização da Universidade do Paraná que foi divulgado pelo jornal Gazeta do Povo entre o final de 1949 e o fim de 1950. Aborda-se a cobertura dada pela imprensa ao lançamento e à oficialização da federalização da referida Universidade, mas principalmente à organização do inquérito sobre a estatização do ensino superior paranaense. Publicado na Gazeta do Povo, entre os meses de janeiro e fevereiro de 1950, o inquérito mobilizou a comunidade acadêmica e política do estado, na tentativa de estabelecer uma visão homogênea do processo de federalização da Universidade do Paraná. À luz do conceito de intelectual como organizador da cultura, proposto por Antonio Gramsci, é possível afirmar que a federalização da Universidade contou com participação da comunidade acadêmica e dos grupos políticos e também com a intervenção da imprensa, que, ao mobilizar docentes, discentes e lideranças de outras instâncias da sociedade civil, criou uma representação coletiva a respeito desse processo.

Palavras-chave : ensino superior; história intelectual; intelectuais; imprensa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )