SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Universidade de São Paulo concebida em 1968 por seus professores, alunos e funcionáriosEscola Mista na República: um lugar na sombra da história educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

KUHN, Malcus Cassiano  e  BAYER, Arno. A trajetória educacional das escolas paroquiais luteranas missourianas durante a primeira metade do século XX no Rio Grande do Sul. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.1, pp.234-265. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n1.882.

Resumo: No artigo, apresenta-se uma revisão bibliográfica sobre as escolas paroquiais luteranas missourianas durante a primeira a metade do século XX no Rio Grande do Sul, focando sua constituição histórica, formação dos professores paroquiais, material didático e campanha de nacionalização do ensino. O Sínodo de Missouri iniciou sua missão nas colônias alemãs gaúchas em 1900, fundando congregações religiosas e escolas paroquiais. Tais escolas eram destinadas à alfabetização e ao ensino de valores culturais, sociais e, principalmente, religiosos, com vivência da espiritualidade na prática e uma ação educacional para servir no mundo. Os missourianos formaram seus professores no Seminário Concórdia e, por meio da Casa Publicadora Concórdia, produziram material didático próprio para suas escolas paroquiais. A escola paroquial sofreu com os reflexos da campanha de nacionalização, que desarticulou um processo escolar que primava pelo arranjo entre escola e realidade de vida dos alunos e da comunidade.

Palavras-chave : trajetória educacional; escolas paroquiais luteranas missourianas; professores paroquiais; campanha de nacionalização do ensino..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )