SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1The educational trajectory of the Missouri Lutheran parish schools during the first half of the 20th century in Rio Grande do Sul, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

SILVA, Eliana Nunes da. Escola Mista na República: um lugar na sombra da história educacional. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.1, pp.266-288. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n1.884.

Resumo: O objetivo deste artigo1 é discutir alguns desdobramentos da política de democratização da educação na República, tomando por base a história da Escola Mista rural que existiu no bairro Felipão, no município de Campinas, entre as décadas de 1920 e 1960. Leva-se em conta a pouca visibilidade angariada por essa modalidade de escola pública primária na produção historiográfica educacional, se comparada aos grupos escolares. A pesquisa pautou-se na seleção e na análise de fontes documentais imagéticas e escritas e principalmente na história oral, por meio de entrevistas com ex-alunos e ex-professoras cuja narrativa foi interpretada pela via da cultura escolar. Constataram-se ambiguidades nesse processo, já que a dualidade dos modelos escolares, diferenciados para os contextos rural e urbano, gerou desigualdades educacionais.

Keywords : Escola Mista; história da educação brasileira; Brasil República; cultura escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )