Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de História da Educação
versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
SILVA, Eliana Nunes da. Escola Mista na República: um lugar na sombra da história educacional. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.1, pp.266-288. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n1.884.
Resumo: O objetivo deste artigo1 é discutir alguns desdobramentos da política de democratização da educação na República, tomando por base a história da Escola Mista rural que existiu no bairro Felipão, no município de Campinas, entre as décadas de 1920 e 1960. Leva-se em conta a pouca visibilidade angariada por essa modalidade de escola pública primária na produção historiográfica educacional, se comparada aos grupos escolares. A pesquisa pautou-se na seleção e na análise de fontes documentais imagéticas e escritas e principalmente na história oral, por meio de entrevistas com ex-alunos e ex-professoras cuja narrativa foi interpretada pela via da cultura escolar. Constataram-se ambiguidades nesse processo, já que a dualidade dos modelos escolares, diferenciados para os contextos rural e urbano, gerou desigualdades educacionais.
Palabras clave : Escola Mista; história da educação brasileira; Brasil República; cultura escolar.