SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1A trajetória educacional das escolas paroquiais luteranas missourianas durante a primeira metade do século XX no Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

SILVA, Eliana Nunes da. Escola Mista na República: um lugar na sombra da história educacional. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.1, pp.266-288. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n1.884.

Resumo: O objetivo deste artigo1 é discutir alguns desdobramentos da política de democratização da educação na República, tomando por base a história da Escola Mista rural que existiu no bairro Felipão, no município de Campinas, entre as décadas de 1920 e 1960. Leva-se em conta a pouca visibilidade angariada por essa modalidade de escola pública primária na produção historiográfica educacional, se comparada aos grupos escolares. A pesquisa pautou-se na seleção e na análise de fontes documentais imagéticas e escritas e principalmente na história oral, por meio de entrevistas com ex-alunos e ex-professoras cuja narrativa foi interpretada pela via da cultura escolar. Constataram-se ambiguidades nesse processo, já que a dualidade dos modelos escolares, diferenciados para os contextos rural e urbano, gerou desigualdades educacionais.

Palavras-chave : Escola Mista; história da educação brasileira; Brasil República; cultura escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )