SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Education as a political horizon in the Second Reign: notes on the trajectory and the performance of Abílio César Borges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

COSTA, Benedito Gonçalves  and  ARAUJO, Sonia Maria da Silva. Entre romanizadores e liberais: A Educação moderna na Província do Pará no século XIX. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.2, pp.13-35. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n2.900.

Este artigo analisa o cenário educacional do Pará no final do século XIX, com ênfase nas disputas entre liberais e romanizadores pela hegemonia do campo da educação. Apresenta-se a crença ideológica da elite brasileira na educação como meio de transformação social, que chega ao Pará e é articulada à questão da raça. Liberais, defensores da República, se apropriam desse discurso e começam um franco debate nos jornais da capital da Província sobre as condições da instrução publica da região. Romanizadores, ameaçados em perder o poder político que a elite clerical tinha na região, especialmente no campo da Educação, passam a produzir o argumento de que só a igreja católica seria capaz de gerenciar a instrução publica em direção ao progresso e à civilização, contra a barbárie e a degradação.

Keywords : Liberais; Romanizadores; Educação Moderna.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )