SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2A educação como horizonte político no Segundo Reinado: notas sobre a trajetória e a atuação de Abílio César Borges índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

COSTA, Benedito Gonçalves  e  ARAUJO, Sonia Maria da Silva. Entre romanizadores e liberais: A Educação moderna na Província do Pará no século XIX. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.2, pp.13-35. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n2.900.

Este artigo analisa o cenário educacional do Pará no final do século XIX, com ênfase nas disputas entre liberais e romanizadores pela hegemonia do campo da educação. Apresenta-se a crença ideológica da elite brasileira na educação como meio de transformação social, que chega ao Pará e é articulada à questão da raça. Liberais, defensores da República, se apropriam desse discurso e começam um franco debate nos jornais da capital da Província sobre as condições da instrução publica da região. Romanizadores, ameaçados em perder o poder político que a elite clerical tinha na região, especialmente no campo da Educação, passam a produzir o argumento de que só a igreja católica seria capaz de gerenciar a instrução publica em direção ao progresso e à civilização, contra a barbárie e a degradação.

Palavras-chave : Liberais; Romanizadores; Educação Moderna.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )