SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Among romanizers and liberals: the Modern education in the province of Pará during the XIX CenturyA school culture of sports at the Evangelical Institute, Lavras, Minas Gerais (1893-1919) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

SOUZA, Carlos Eduardo Dias. A educação como horizonte político no Segundo Reinado: notas sobre a trajetória e a atuação de Abílio César Borges. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.2, pp.41-68. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n2.896.

Neste trabalho, o interesse é analisar a trajetória intelectual de Abílio César Borges, pensando-a em sua relação com o contexto educacional brasileiro do Segundo Reinado. Ora associado ao vaidoso diretor Aristarco de Raul Pompeia em O Ateneu, ora elevado a grande inovador incompreendido por estudiosos, a figura de Borges vem sendo destacada do movimento de debates políticos e intelectuais de sua época. Aqui, ao apresentar as relações construídas por Borges, realça-se sua presença em uma discussão comum. As inovações por ele propostas teriam um mesmo referencial, aqui chamado de ‘repertório pedagógico’. Espera-se, com isso, ressaltar seus lances na esfera pedagógica como parte de um jogo político que tinha seu centro na educação.

Keywords : Abílio César Borges; Segundo Reinado; Política.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )