SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Entre romanizadores y liberales: la Educación Moderna en la provincia de Pará en el siglo XIXUma cultura escolar de esporte no Instituto Evangélico, Lavras, Minas Gerais (1893-1919) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

SOUZA, Carlos Eduardo Dias. A educação como horizonte político no Segundo Reinado: notas sobre a trajetória e a atuação de Abílio César Borges. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.2, pp.41-68. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n2.896.

Neste trabalho, o interesse é analisar a trajetória intelectual de Abílio César Borges, pensando-a em sua relação com o contexto educacional brasileiro do Segundo Reinado. Ora associado ao vaidoso diretor Aristarco de Raul Pompeia em O Ateneu, ora elevado a grande inovador incompreendido por estudiosos, a figura de Borges vem sendo destacada do movimento de debates políticos e intelectuais de sua época. Aqui, ao apresentar as relações construídas por Borges, realça-se sua presença em uma discussão comum. As inovações por ele propostas teriam um mesmo referencial, aqui chamado de ‘repertório pedagógico’. Espera-se, com isso, ressaltar seus lances na esfera pedagógica como parte de um jogo político que tinha seu centro na educação.

Palabras clave : Abílio César Borges; Segundo Reinado; Política.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )