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Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

MELONI, Reginaldo Alberto. O ensino de Química nos Ginásios de São Paulo - 1896/1909. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.2, pp.97-120. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n2.890.

No final do século XIX, a disciplina Physica/Chimica foi incorporada ao currículo do ensino secundário das escolas paulistas em um processo marcado pela discussão sobre sua finalidade: a formação erudita ou a formação para a prática. Neste texto, será abordado o processo de organização dessa disciplina, com base na análise da legislação e dos manuais de ensino da época, bem como das escolhas realizadas no Ginásio de Campinas entre 1896 e 1909 a respeito do processo de construção dos laboratórios de ensino, da aquisição dos objetos de educação em Química e dos indícios das práticas pedagógicas presentes nas avaliações escolares. Demonstra-se que, no período considerado, predominou um ensino de Química teórico e enciclopédico. Inserindo-se no campo da História da Educação, espera-se que o texto seja uma contribuição para a compreensão das práticas escolares, especialmente na área de Ciências.

Palavras-chave : Ensino de Química; História do Currículo; Cultura Material Escolar.

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