SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Balanço sobre a historiografia do ensino profissional paulista (meados de 1880 a meados de 1940)Constituição, agentes e usos de uma biblioteca de formação de professores (1897-1923) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

TORREBADELLA-FLIX, Xavier  e  BRASO I RIUS, Jordi. Barcelona e o problema da educação física na educação primária a princípios do Século XX. As escolas Catalãs do Distrito VI. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.2, pp.149-192. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n2.915.

A Nova Escola em Barcelona - inícios do século XX - formada por iniciativas privadas burguesas. Estas tratam de institucionalizar um modelo modernista, catalanista e progressista para sociabilizar e disciplinar a infância proletária. As suas finalidades foram pacificadoras, nacionalizadoras e produtoras. Centrando-nos na educação física das escolas do distrito VI, trata-se da incorporação dos domínios e dos usos sociais do corpo. A revisão bibliográfica da época junto com outras aportações formam o estado da questão. Além do mais, o estudo do discurso contribui para posicionar uma história socio-crítica educativa. Desta forma, a educação física foi utilizada não tanto para potenciar a saúde, mas sim como disciplina que coadjuvou na formação do currículo oculto.

Palavras-chave : Escolas Catalãs do Distrito VI; Educação Física; Barcelona; Nova Escola.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )